quarta-feira, 1 de maio de 2013

Invenções Sonoras - Sesc Consolação - 2007


Além de ficar muito feliz em ser chamado para expor, foi um evento que me deu a chance de conhecer o trabalho de muita gente que fazia coisas parecidas com as minhas.

O evento todo incluía palestras, workshops e apresentações dos inventores de instrumentos. Para quem tiver curiosidade, o Sesc ainda mantém a página de divulgação do evento: 

Na abertura do evento toquei junto com o Paulo Beto e o Paulo Nenflídio, que trouxe coisas geniais como um berimbau eletrônico. Logo depois  toquei com o LCD, em uma sessão bastante ruidosa de improvisação livre.

Vale aqui a lembrança da apresentação do GEM (Grupo Experimental de Música) no final do evento. Achei este vídeo no youtube onde dá para ter idéia do trabalho genial deles:

                                                          


Pena não haver registro das duas apresentações de que eu participei. Ficam as fotos dos meus dois instrumentos que foram expostos:




O primeiro deles era uma mistura de botoeira de semáforo de pedestres, iluminação de jardim, um velho motor de mixer de cozinha - com rotação controlada por um dimmer -, e uma série de implantes na parte externa da luminária de jardim, como uma lata antiga de negativo, partes giratórias de um antigo videocassete, lâmina de metal e uma campainha feita de uma mola e uma forminha de empada. 

A captação era feita pela bobina reaproveitada de um galvanômetro. Podia ser tocado percussivamente (batendo), girando as peças de videocassete, além da possibilidade de ligar o motor do mixer através da botoeira e alterar o som usando o controle do dimmer.








O outro instrumento exposto era feito de 2 antigos rádios AM com os circuitos expostos, que se interferiam mutuamente. Além do som produzido pela interferência de um rádio no outro, era possível alterar o som colocando os dedos nas partes expostas do circuito, provocando efeitos similares ao som do Theremin. 

Também haviam 3 motores de corrente contínua, que ficavam próximos aos rádios e que produziam som pela interferência. A rotação dos motores era controlada por um velho acelerador de autorama.